Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) sugeriu a isenção do PIS/Cofins como medida compensatória para o segmento industrial

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) encaminhou ofício, nesta sexta-feira (19), ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, e ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. No documento, o parlamentar alerta para os riscos econômicos embutidos na decisão tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), que reduziu os impostos de importação de whey protein. “Essa medida é terrível para a indústria nacional de lácteos no que se refere à competitividade. Plantas industriais correm o risco de parar as atividades se não tivermos uma medida compensatória urgente”, destacou Jerônimo.
O parlamentar entente que a iniciativa do governo federal visa combater a escalada nos preços do leite e derivados, fazendo com que os produtos cheguem mais baratos ao consumidor. “No entanto, a decisão fere de morte a indústria nacional. Estou propondo a isenção de PIS/Cofins para que o setor possa se manter competitivo”, acrescentou o deputado.

A proteína é produto extraído do soro do leite a partir de processos de alta tecnologia. A indústria nacional de whey protein, que vem se desenvolvendo, acaba sepultada com a medida proposta, que favorece a importação em prejuízo do produto brasileiro.

As medidas propostas pelo Deputado visam reduzir o prejuízo causado à indústria nacional. Jerônimo esclarece que fatores internos e externos vêm pressionando o custo dos lácteos nos últimos meses. Entre eles, a questão climática por meio do fenômeno La Niña, que provocou seca no Sul e aumento de chuvas no Nordeste, impactando diretamente na qualidade dos grãos e no preço da ração aos animais.

O efeito negativo é ainda maior ao setor lácteo como um todo, uma vez que o soro de leite é extraído no processo de produção do queijo mussarela. Ou seja, retirar a competitividade da industrialização do soro de leite trará impactos ao preço do queijo e, consequentemente, aos preços pagos ao produtor rural.