A Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul (ACERGS) encaminhou carta de intenção comercial ao Terminal Multimodal São Gonçalo (POGON). A ideia da entidade é contar com um terminal de armazenagem em benefício das empresas associadas. Segundo a nota da ACERGS, o investimento em estrutura portuária é uma grande oportunidade para o Estado resolver um dos principais gargalos do setor cerealista. Na avaliação do vice-presidente jurídico do Terminal Multimodal São Gonçado, Pedro Alfonsin, o interesse da ACERGS demonstra que o projeto é necessário e viável economicamente. “Estamos otimistas com as propostas de parcerias comerciais que começam a ser manifestadas”, destacou Alfonsin.

Responsável pelar articulação política entre os investidores e o governo federal, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), entende que o empreendimento será estratégico para os setores econômicos que lá se instalarem. “O Ibama já liberou o termo de referência definitivo, primeiro passo para o licenciamento ambiental que vai liberar a construção. Esse processo deve demorar de um ano e meio a dois anos. É um projeto que vai revolucionar nossa logística. Já temos inclusive investidores de São Paulo interessados”, frisou.

O parlamentar acrescente que o empreendimento vai potencializar a expansão logística portuária da Zona Sul, uma vez que o Canal São Gonçalo se conecta diretamente com o Uruguai. Para o porto sair do papel é preciso que ocorra a dragagem do canal. Dessa forma, seria possível a travessia de grandes navios e o transporte de grandes volumes de carga. A saída via marítima é um sonho antigo da ACERGS, que já tentou no passado a implantação de um terminal de escoamento de grãos no Porto de Rio Grande, promovendo a integração plena multimodal: hidroviário, dutoviário, rodoviário e ferroviário.