Luta pela inclusão de advogados no plano de saúde começou ainda em 2008, quando o deputado Jerônimo Goergen abraçou a causa da categoria

Está marcada para a próxima segunda-feira (5), às 18h30, a assinatura do convênio entre o IPE Saúde e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que estenderá a prestação de serviços para a categoria. Esta será a primeira entidade de classe conveniada a fazer parte do novo modelo de atendimento.

A extensão do benefício começou a ser discutida em 2008, ainda na primeira gestão do presidente Claudio Lamachia à frente da OAB-RS. À época, o então deputado estadual Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encampou a demanda dos advogados. Naquela oportunidade, o IPE resistiu alegando que a abertura do plano de saúde para profissionais liberais colocaria em risco o equilíbrio financeiro da instituição.

Somente dez anos depois, já em 2018, é que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a inclusão da categoria, materializada com a aprovação de uma emenda ao projeto de reestruturação do IPE Saúde. “São mais de 100 mil advogados que poderão aderir. É um contingente bastante significativo que irá fortalecer e qualificar a prestação de serviços”, destacou Jerônimo. Além dos advogados, profissionais de outras áreas também poderão se tornar usuários do plano de saúde, que até agora era restrito a servidores públicos.