Deputado Constituinte foi recebido por Jerônimo Goergen (PP-RS) e entregou sugestões ao integrante da Comissão Especial

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) recebeu nesta segunda-feira (21), em seu escritório de representação, em Porto Alegre, o ex-deputado Constituinte Victor José Faccioni. Com a experiência de 16 anos de Câmara dos Deputados, Faccioni entregou a Jerônimo propostas que considera fundamentais para o debate da Reforma Política. Jerônimo é integrante da Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à Reforma Política (CEPOLITI).

No documento entregue a Jerônimo, Faccioni defende a implantação de um semi-Parlamentarismo, ou seja, a separação das funções de Chefia de Estado e Chefia de Governo. O sistema é adotado por França e Portugal, caracterizado como um Presidencialismo com Poder Moderador. Já para o sistema eleitoral, Faccioni entende que o Brasil passe a adotar o Voto Distrital Misto, onde cada estado seria dividido em distritos, onde metade das vagas seria reservada para os candidatos mais bem votados em cada um deles. Os menos votados se classificariam com os votos obtidos no distrito para as vagas proporcionais, como funciona hoje.

Jerônimo convidou Faccioni a participar de uma audiência pública da CEPOLITI e formalizar suas propostas ao colegiado. Ouça a entrevista realizada com Jerônimo e Faccioni.

– Áudios em anexo para livre uso das emissoras.