O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os chamados “cabeças”. Pela segunda vez o nome do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) é lembrado neste levantamento, na categoria “Parlamentares em Ascensão”, ou seja, o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

“Desde 2019 venho recebendo oportunidades legislativas de alcance nacional. Acredito que o levantamento do DIAP tenha feito essa leitura. Fui relator da Lei da Liberdade Econômica e, mais recentemente, da Medida Provisória que cria o DT-e e o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos. Isso exige muito esforço de negociação política e interlocução com os diversos setores da sociedade”, explicou o parlamentar.

Jerônimo acrescenta que se destacar positivamente dentro do Congresso é uma tarefa das mais difíceis. “São 513 deputados e 81 senadores. Todos querem aprovar seus projetos, fazer com que suas ideias prevaleçam. O processo legislativo é lento e gerar os resultados que a sociedade espera, num curto espaço de tempo, é sempre um enorme desafio. Tem que ser paciente, resiliente e nunca desistir” ensina Jerônimo.