Projeto de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi aprovado nesta quinta-feira (30), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei 5.647/2019, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que concede a Santa Rosa (RS) o título de Berço Nacional da Soja. Com parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto segue agora para a análise do Plenário.
A iniciativa de concessão do título ao município gaúcho partiu do ex-presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez, que apresentou a proposta ao deputado Jerônimo Goergen. Em 2017, o parlamentar protocolou o projeto na Mesa Diretora da Câmara. Agora, quatro anos depois, o texto está muito próximo de virar lei. “Entramos na reta final de tramitação. Falta apenas a análise dos senadores em Plenário e então a proposta estará apta para ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e virar lei”, detalhou Jerônimo.
A origem
As primeiras sementes para o plantio de soja chegaram na década de 20, pelas mãos do pastor norte-americano Albert Lehenbauer. Hoje, a oleaginosa é a principal commoditie agrícola do Brasil. “A revolução verde que hoje responde pelo nome de agronegócio começou em Santa Rosa. É uma história de luta, dedicação, perseverança e muito trabalho de milhares de homens e mulheres do campo. Esse título representa a homenagem do Legislativo nacional para esses colonos pioneiros”, destacou o autor do projeto.
Tamanho foram o desenvolvimento e a prosperidade produzidos pela soja em Santa Rosa, que a cultura ganhou um museu para contar essa história e uma festa exclusiva, realizada anualmente. A Fenasoja é uma das maiores feiras agrícolas do Brasil. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi adiado para 2022, previsto para ser realizado entre os dias 29 de abril e 8 de maio.