Secretário de Política agrícola confirmou que governo está trabalhando na equalização de taxas de juros e que dinheiro estará disponível a tempo

moderfrota google O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, tratou de tranquilizar o setor produtivo nesta sexta-feira (17) ao confirmar a operacionalização do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota). A informação foi confirmada ao presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMaq), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). “Para que o programa entre em vigor e os recursos sejam acessados pelos produtores, é necessário a publicação de uma portaria do Tesouro Nacional tratando da equalização das taxas de juros. Esta é a condição para que o Moderfrota entre em vigor já no dia primeiro de julho. E o secretário Geller acaba de nos dar essa garantia”, destacou Jerônimo.

Há 30 dias sem recursos para estimular a comercialização de tratores e colheitadeiras, o setor industrial aposta no Moderfrota para aquecer as vendas e reverter o quadro de crise profunda. O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, explica que o Moderfrota funciona como um complemento do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), para que, nesse período de sazonalidade, não faltem recursos aos produtores rurais e tampouco o setor industrial enfrente problemas de solução de continuidade.

O Ministério da Agricultura trabalha para ampliar os recursos previstos para o Moderfrota, de R$ 5 bilhões para R$ 7,5 bilhões. Seja qual for o montante, a operacionalização dos recursos precisa acontecer a partir do início de julho, quando começa o ano-safra 2016/2017. De acordo com dados da Anfavea, a venda interna de máquinas agrícolas e rodoviárias no atacado foram de 3.444 unidades em maio, uma redução de 16,9% na comparação com maio de 2015. Por outro lado, o número representa um aumento de 19,3% frente a abril deste ano. No acumulado de 2016, as vendas sofreram uma queda de 36% frente a igual período do ano passado.