Jerônimo Goergen (PP-RS) acredita que o Congresso brasileiro precisa acompanhar de perto repercussão social e econômica das manifestações

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) encaminhou ofício nesta segunda-feira (24), ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), solicitando a criação de uma Comissão Externa para acompanhar os desdobramentos da crise política na Venezuela. Segundo o parlamentar, a ampla repercussão social e econômica para toda a América Latina exige do Parlamento brasileiro uma resposta à altura. “O governo brasileiro é conivente com isso, porque vinha apoiando o Chávez e agora o Maduro. O silêncio do Brasil deixa empresários e brasileiros que lá vivem, completamente desamparados”, argumentou o parlamentar. A repressão da polícia venezuelana já teria provocado onze mortes desde o início das manifestações.

Jerônimo recebeu relatos preocupantes de setores empresariais, que confirmaram a falta de pagamento na importação de produtos por parte da Venezuela. “A indústria moveleira, por exemplo, vendeu e não recebeu pelas encomendas, em virtude da terrível situação econômica dos venezuelanos. Estamos falando de um bloco econômico, que precisa de tranquilidade democrática para funcionar”, justificou. O parlamentar ainda cobrou uma posição do governo brasileiro em defesa da democracia e disse temer por uma contaminação da crise vivida pelos vizinhos. “O Brasil já está experimentando um ambiente perigoso. Aquilo que era para ser um movimento democrático, agora descamba para o financiamento de grupos organizados para promover a balbúrdia. E tudo isso partindo de partidos políticos e do próprio governo, como é o caso dos black blocs e do MST”, alertou Jerônimo.