Pelo segundo ano consecutivo, deputado aparece na categoria “Parlamentares em Ascensão”, em levantamento realizado pelo DIAP

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta semana a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Pela segunda vez consecutiva, o nome do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) é lembrado neste levantamento, na categoria “Parlamentares em Ascensão”, ou seja, o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são:
a) debatedores,
b) articuladores/organizadores;
c) formuladores;
d) negociadores; e,
e) formadores de opinião.

As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Para Jerônimo, permanecer no seleto grupo dos 150 parlamentares mais influentes é motivo de orgulho e representa um desafio adicional. “Eu não penso e falo apenas por mim, mas por um conjunto de eleitores que confiou a mim a sua representação. Portanto, ser citado pelo levantamento significa que as mais de 115 mil vozes que me trouxeram até aqui estão tendo ressonância dentro do Parlamento”, comparou o parlamentar.