Proposta prevê uso de recursos do trabalhador para viabilizar a formação superior de seus familiares, sem impacto no orçamento da União

universidades sugerem Reitores e representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) foram recebidos nesta terça-feira (7) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. No primeiro encontro com o novo titular da pasta, intermediado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), os reitores entregaram uma extensa pauta de reivindicações do segmento. Entre os itens, destaque para a proposta de financiamento do ensino superior a partir dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Diante da crise econômica e da falta de fontes oficiais, considero que se trata de uma grande iniciativa, que podemos viabilizar via Medida Provisória. O trabalhador poderia estimular a formação universitária de seus familiares com impacto zero para o Tesouro”, destacou Jerônimo.

Os reitores pediram ainda a reformulação dos termos do PIBID, programa de formação de professores que, recentemente, sofreu alterações que levaram ao desestímulo na busca pela capacitação dos docentes. O COMUNG também reivindica a reconsideração do uso da taxa SELIC no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES). Segundo a entidade, a elevação dos juros se tornou incompatível com o financiamento de instituições comunitárias de educação sem fins lucrativos. O PROIES permitiu a recuperação econômica das comunitárias por meio da concessão de bolsas de estudo, nos mesmos moldes do PROUNI.

Em relação ao FIES, o COMUNG fez uma série de apontamentos visando a melhoria do programa. Uma das principais reivindicações é a elevação da renda per capita para três salários mínimos como pré-requisito para o acesso do aluno. As instituições sugeriram ainda a antecipação para o mês de dezembro de cada ano da divulgação do número de vagas por instituição e curso, medida que facilitaria o planejamento dos demais canais de ingresso dos estudantes.

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) atende mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1489 cursos de graduação e pós-graduação para mais de 200 mil alunos, atendidos por 9190 professores e por mais de 11 mil funcionários. Participaram do encontro os reitores da Unijuí, Martinho Luís Kelm, da Urcamp, Lia Quintana, da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, e da Unisc, Carmen Helfer.