Em apresentação, Jerônimo Goergen ressalta a importância das legislações municipais e o progresso alcançado no cenário nacional

No dia 14/03/23, o presidente do Instituto de Liberdade Econômica (ILE), Jerônimo Goergen, participou do evento realizado pelo Movimento Cidade Empreendedora do SEBRAE, que tratou do “IMPACTO DA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA”, destacando a relevância das políticas de liberdade econômica implementadas em diversos municípios brasileiros.

Durante sua fala, Goergen abordou como essas iniciativas têm beneficiado os municípios, apesar do Brasil ainda ocupar uma posição crítica no ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation. Goergen ressaltou que, nos últimos anos, o Brasil tem feito avanços significativos na implementação de legislações municipais que promovem a liberdade econômica, melhorando o ambiente de negócios e incentivando o empreendedorismo local. Ele mencionou exemplos de cidades que adotaram tais políticas e têm experimentado crescimento econômico, maior geração de empregos e desenvolvimento sustentável.

Contudo, o presidente do ILE chamou a atenção para o fato de que o Brasil ainda ocupa uma posição preocupante no ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation, o que indica a necessidade de esforços contínuos para melhorar o ambiente de negócios no país. Ele salientou a importância do trabalho conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais, além de instituições como o ILE, para acelerar o progresso nessa área.

Ao discutir a situação dos estados brasileiros, Goergen ressaltou que há uma disparidade significativa entre eles em termos de liberdade econômica. Algumas unidades federativas têm avançado mais rapidamente, adotando medidas desburocratizantes e incentivadoras do empreendedorismo, enquanto outras ainda enfrentam obstáculos significativos.

O evento reuniu representantes de diversos setores e municípios, com o objetivo de discutir estratégias para promover o desenvolvimento local e aprimorar o ambiente de negócios. A presença de Jerônimo Goergen, como relator da Lei de Liberdade Econômica e presidente do Instituto Liberdade Econômica, contribuiu para enriquecer o debate e inspirar os participantes a buscar soluções inovadoras para enfrentar os desafios da liberdade econômica no Brasil.