Instituto de Liberdade Econômica e Ministério da Educação buscam parcerias para firmar convênios com prefeituras e governos estaduais

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) se reuniu nesta quinta-feira (18), na sede do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com o coordenador-geral de Formação de Professores do Ministério da Educação, Alexandre Guilherme, para discutir um modelo de parceria capaz de proporcionar a inclusão das disciplinas de empreendedorismo, educação financeira e inovação tecnológica no currículo das escolas públicas brasileiras. Em solo gaúcho, a ideia é firmar termos de cooperação técnica entre Instituto de Liberdade Econômica (IEL), Ministério da Educação (MEC), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e governo do Estado, que permitam a execução dos programas já disponíveis pelo governo federal.

Recentemente, o MEC lançou o Programa Educação Financeira nas Escolas, que vai ofertar cursos gratuitos de formação aos educadores para que o tema esteja presente nas salas de aula. A expectativa inicial é a de capacitar, em três anos, 500 mil professores, que poderão levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes brasileiros. “O ILE quer ser um vetor dessa transformação cultural e agregar novos conhecimentos no ambiente escolar. O jovem precisa compreender a importância de poupar, investir no momento certo e num negócio viável. Quanto mais cedo o aluno tiver contato com esse universo, mais resultados positivos teremos na vida real da nossa economia”, defendeu Jerônimo, que é um dos fundadores do Instituto de Liberdade Econômica.

Estímulo à inovação tecnológica

O coordenador-geral de Formação de Professores do MEC acredita que a parceria firmada com o Instituto de Liberdade Econômica (ILE) possa ampliar o alcance do projeto-piloto “Robótica Espacial”. Trata-se de uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da educação digital. “É um programa que tem uma cooperação bastante ampla na construção de um espaço de matemática muito legal, de um ambiente virtual completo, onde o estudante pode viver toda a experiência de montar um robô num simulador igual ao físico”, detalhou Guilherme. O conjunto de itens disponibilizados para as escolas inclui Impressoras 3D, máquinas laser, notebooks, robôs, rovers e drones. O vereador Felipe Camozzato (NOVO) e o prefeito de General Câmara, Helton Barreto, também participaram da reunião no Instituto Caldeira.