Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) conseguiu as assinaturas para derrubar recurso que travou a tramitação do PL 7471/2014

Agora é oficial! A cidade de Carlos Barbosa é oficialmente a Capital Nacional do Futsal. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) conseguiu as assinaturas para acabar com o impasse legislativo que impedia a concessão do título ao município. Aprovado em caráter terminativo em dezembro de 2015, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o PL 7471/2014, de autoria da Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), já poderia ter virado Lei, não fosse um artifício regimental. Autor de um projeto similar, que conferia a homenagem ao município de Orlândia (SP), o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) protocolou à época um recurso para que o título concedido a Carlos Barbosa fosse analisado no Plenário da Câmara dos Deputados. Na prática, a iniciativa travou a tramitação da proposta.

Jerônimo explica que, após conversar com Feliciano, obteve o sinal verde do colega no sentido de buscar as assinaturas necessárias pela derrubada do recurso. “O Feliciano concordou assinar o pedido pela retirada do próprio recurso. Finalmente, conseguimos o apoio necessário. Na prática, isso destrava a tramitação da proposta, que segue direto para a sanção presidencial”, explicou. Jerônimo acredita que o reconhecimento legislativo visa coroar o trabalho de excelência que vem sendo realizado pela ACBF. “Muito mais que uma marca, o clube movimenta a economia local, gerando emprego, renda e muitas oportunidades para a comunidade. Temos que fomentar e reconhecer essa grandeza”, justificou.

O município de Carlos Barbosa é a terra da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Em 41 anos de existência, o clube já conquistou 10 Campeonatos Estaduais, cinco títulos da Liga Nacional de Futsal (LNF) e duas Taça Brasil. Batizada de “Laranja Mecânica da Serra”, a ACBF também conquistou quatro vezes a Copa Libertadores da América, além de dois Mundiais reconhecidos pela FIFA. O clube trabalha com mais de 400 jovens e crianças em suas Categorias de Base e Escolinhas de Futsal, que abrangem além de Carlos Barbosa, os municípios de Salvador do Sul e Garibaldi.