Mobilização para coletar e transformar produto em gel reunirá universidades, Defesa Civil e empresas de transporte

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA), Evandro Gussi, garantiu a doação de 235 mil litros de álcool 70% ao Rio Grande do Sul. A mobilização foi articulada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) e os detalhes da logística acertados nesta sexta-feira (20) pela secretária da Saúde, Arita Bergmann. A mobilização para coletar, transportar e transformar o produto líquido em gel envolverá Defesa Civil, universidades, indústrias e empresas de transporte, como a Camera Agroalimentos, que colocará quatro carretas para fazer o transporte gratuitamente desde São Paulo.

De acordo com o Jerônimo, o processo de transformação e envasamento do produto será feito em regiões diferentes do Estado. “Já sabemos que esse trabalho será feito em Santa Rosa, Santa Maria, Pelotas e uma quarta localidade. Envolverá professores, pesquisadores e estudantes universitários, que já estão sendo recrutados para trabalhar nesse processo de transformação química. Há um esforço no sentido de se conseguir os frascos para o envasamento final. Esse tipo de mobilização só é possível em tempos de guerra”, destacou.

O parlamentar ressaltou ainda que a doação do produto vai gerar uma economia para os cofres públicos. “Numa rápida estimativa, pelo menos R$ 5 cinco milhões estão sendo economizados, recursos que poderão ser destinados para a compra de equipamentos hospitalares, como respiradores”, finalizou. Tanto o álcool líquido quanto a versão em gel atenderão todos os hospitais do Rio Grande do Sul. Já na próxima semana deverão chegar os primeiros 90 mil litros de álcool 70%.