Em ofício ao Ministério da Saúde, Jerônimo Goergen propõe que categoria seja imunizada em abril, juntamente com professores e policiais

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) solicitou nesta quarta-feira (24), ao Ministério da Saúde, a inclusão dos motoristas de caminhão no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização. Na avaliação do parlamentar, desde o início da pandemia, os caminhoneiros estiveram na linha de frente da logística de abastecimento de toda a população brasileira, não deixando faltar os produtos necessários ao enfrentamento da Covid-19. “Além disso, a categoria vive na estrada, exposta a todos os riscos imagináveis, na maioria das vezes distante de um hospital ou um posto de saúde”, argumentou o parlamentar.
No ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, Jerônimo entende que os caminhoneiros devem ser incluídos entre as categorias que devem ser vacinadas em abril, como professores, policiais, bombeiros e funcionários públicos que atuem no serviço funerário. “Com a garantia de 500 milhões de doses compradas e a conclusão da vacinação dos grupos de risco, como idosos e profissionais de saúde, acredito que seja uma iniciativa estratégica a inclusão dos caminhoneiros sob o ponto de vista da manutenção do abastecimento de alimentos, combustíveis e insumos hospitalares. Ou seja, o caminhoneiro é essencial para o Brasil não parar”, ponderou. Segundo o governo federal, o Brasil já teria 500 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 reservadas para os próximos meses.