Grupo de trabalho formado entre Abragel e ANEEL discutirá alternativas para simplificar processos e agilizar liberação de projetos

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Charles Lenzi, foi recebido nesta quarta-feira (11) pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Donizete Rufino. No encontro, Lenzi apresentou os números do setor e ressaltou a necessidade de simplificar os processos para agilizar a liberação de novos projetos. Segundo o executivo, existem no Brasil cerca de 420 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em operação, responsáveis pela geração de 4,6 mil megawatts, o equivalente a 3,6% da matriz elétrica nacional.

“O setor cresceu cinco vezes desde o ano 2000. E ainda temos um potencial inventariado para gerar mais 10 mil megawatts. Temos mais 600 projetos básicos em tramitação, prontos para saírem do papel. O que precisamos é uma forma de otimizar e simplificar os processos de licenciamento”, destacou Lenzi.

O encontro também contou com a presença do presidente da Comissão de Integração Nacional da Câmara Federal, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que ressaltou a importância das PCHs para as comunidades onde elas estão instaladas. “Para cada megawatt são gerados 40 empregos diretos e indiretos, um incentivo fantástico ao desenvolvimento regional. Além disso, trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável”, argumentou o parlamentar. Diante dos números e argumentos apresentados, o diretor-geral da ANEEL determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir as sugestões trazidas pela Abragel. As soluções para agilizar e simplificar a multiplicação das PCHs serão apresentadas ainda em janeiro.