Ferramenta é utilizada para indicar qual cultura se adapta a determinada região, solo e clima

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o requerimento 133/2021, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que prevê a realização de audiência pública para discutir a atualização do zoneamento agrícola. A ferramenta é utilizada para indicar qual cultura irá se adequar melhor a determinada região e indicar a época de plantio, levando em consideração os diferentes tipos de solos e climas.
De acordo com o autor do requerimento, a iniciativa se faz necessária por conta da necessidade de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos meteorológicos. “O zoneamento do risco climático é um instrumento fundamental de política agrícola e gestão de riscos da agricultura. Nas últimas décadas tivemos alterações consideráveis nos volumes pluviométricos de cada região, bem como os períodos de estiagem. Essa atualização é fundamental para municiar o homem do campo com as melhores informações”, justificou o parlamentar.
Na realização dos estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) são analisados os parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dessa forma são quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção. O resultado do estudo é publicado por meio de Portarias da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, por cultura e Unidade da Federação, contendo a relação de municípios indicados ao plantio e seus respectivos calendários de plantio ou semeadura.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi publicado pela primeira vez na safra de 1996 para a cultura do trigo. Atualmente, os estudos de Zoneamentos do MAPA já contemplam todas Unidades da Federação e mais de 40 culturas divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. A audiência pública será realizada após o recesso do Legislativo, em data e hora a ser confirmada pela secretaria da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.