Deputado Jerônimo Goergen defende normatização via Banco Central e circular do BB para garantir maior segurança aos produtores que aderirem

O Banco do Brasil anunciou nesta semana um mutirão nacional para a renegociação de dívidas vencidas junto à instituição. A proposta prevê descontos de até 95% em caso de pagamento à vista e prazo de até 100 meses para a quitação dos débitos. Na avaliação do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) a iniciativa é muito bem vinda, mas precisa ser regulamentada via normativa do Banco Central ou através de circular interna do próprio Banco do Brasil. “Até o momento é uma orientação para todas as agências procederem da mesma forma. Mas acredito que uma regulamentação formal possa conferir maior segurança aos produtores que tenham interesse em aderir”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o Banco do Brasil, as condições estão disponíveis para mais de 3,5 milhões de clientes, nas modalidades pessoa física, produtor rural e pessoa jurídica, que possuam dívidas inadimplidas oriundas de operações de crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial, entre outros produtos bancários. Os interessados na negociação podem se dirigir a até umas das agências Banco do Brasil, acessar os canais digitais como site, aplicativo ou WhatsApp e pela Central de Atendimento através dos números 4004-001 ou 0800 729 0001. “É importante que os produtores rurais protocolem junto à instituição um pedido de adesão ao mutirão. Em caso de dúvida, busquem apoio técnico junto aos sindicatos rurais e assessoramento jurídico visando o melhor acordo possível”, acrescentou Jerônimo. O prazo de adesão ao mutirão para renegociação de dívidas do Banco do Brasil segue até o dia 17 de dezembro.