Estratégia é focar exclusivamente no PL 2541/2021, que prorroga benefício até 2026

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) fez nesta quarta-feira (29) uma última rodada de negociação com a equipe técnica do Ministério da Economia sobre a desoneração da folha de pagamentos. O parlamentar saiu do encontro com a convicção de que será impossível encontrar uma saída ampla e definitiva que abranja todos os segmentos econômicos, a chamada solução estrutural. “Não há tempo hábil e tampouco espaço na agenda legislativa do governo federal, que está priorizando a Reforma Administrativa, Imposto de Renda e precatórios. E tudo isso impede de avançarmos no tema da desoneração da forma como a gente gostaria”, explicou.
Relator da proposta da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde o projeto já foi aprovado, Jerônimo entende que a estratégia agora é focar exclusivamente no PL 2541/2021, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB). “É o único caminho que nós temos. E eu pedi ao governo que não obstrua a tramitação da proposta para que possamos concluir os trâmites legislativos. Sabemos que a orientação do governo é vetar a matéria, como aconteceu ano passado. E nós vamos nos articular para derrubar esse veto porque entendemos que milhares de empregos correm o risco de desaparecer com o fim da desoneração”, pontou Jerônimo.
O PL 2541/2021 deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na próxima semana. A proposta tem caráter conclusivo e, caso não haja recurso ao Plenário, o texto segue direto para a análise do Senado.

Caged
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (29), a recuperação do mercado de trabalho avançou no país em agosto, com a criação de 372.265 empregos formais. Trata-se da maior geração de empregos com carteira assinada para meses de agosto em toda a série histórica, iniciada em 2010. O resultado representa avanço de 53,5% em relação às vagas criadas no mesmo mês de 2020. O saldo de empregos formais de janeiro a agosto de 2021 é de 2.203.987 novas vagas. Também é o melhor resultado para o período desde 2010.