MP que libera R$ 2 bi para instituições será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro durante visita ao RS nos dias 10 e 11 de julho

O presidente da República, Jair Bolsonaro, visitará o Rio Grande do Sul nos dias 10 e 11 de julho, quando está prevista a edição de uma Medida Provisória que destina R$ 2 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil. A articulação para a liberação desses recursos partiu do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados federais Jerônimo Goergen e Pedro Westphalen. Os três parlamentares progressistas se reuniram com o presidente Bolsonaro no dia 25 de maio, no Palácio do Planalto, quando representantes de 17 Federações de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos mostraram a gravidade financeira vivida pelo setor.

A maior preocupação do segmento é com a chamada demanda reprimida. Ou seja, por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram de buscar atendimento médico e adiaram cirurgias. Com a continuidade da pandemia de Covid-19, os pacientes voltaram aos hospitais para buscar ajuda para resolver outros problemas, o que está pressionando ainda mais a demanda e os gastos com os procedimentos. Além disso, houve a elevação nos preços de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), insumos e medicamentos.

O deputado Jerônimo Goergen lembra que a saúde filantrópica é responsável por mais de 50% de atendimento de média complexidade e mais de 70% da alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sem esse socorro financeiro não há como manter os atendimentos, seja dos pacientes acometidos por Covid-19 ou das demais enfermidades. Fico muito feliz de ter liderado essa mobilização ao lado dos meus colegas progressistas e agora ficamos na expectativa da edição da MP”, destacou Jerônimo.