Deputado Jerônimo Goergen considerou acertada declaração da ministra Tereza Cristina, de negar qualquer decisão sobre isenção da tarifa

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) classificou como prudente a declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que desautorizou a fala do secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, de que já estaria decidida a derrubada da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz, soja e milho. “Essa discussão precisa ser técnica e baseada em fatos concretos. Em não havendo desabastecimento de grãos, existem outras alternativas para regular oferta e demanda”, destacou o parlamentar.
Para Jerônimo, é preciso fazer uma mediação equilibrada nesse debate para que os produtores rurais não sofram com especulações de mercado. “Enquanto houver o produto estocado e em quantidade suficiente para abastecer a população, não há motivo para alarde. É muito importante que o Mapa fique atento a todos esses movimentos e aja somente quando necessário”, ponderou Jerônimo. Segundo ele, uma decisão açodada ampliaria ainda mais a concorrência desleal entre o produto brasileiro e o importado do Mercosul. “Carga tributária, custo de produção, assimetrias diversas de competitividade precisam ser levadas em conta, sob pena de penalizar ainda mais nosso produtor rural”. Segundo Jerônimo, todas as decisões precisam ser tomadas de acordo com estudos detalhados e não baseadas em “achismos”.