BNDES confirma suspensão de pedidos de financiamento no âmbito do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA)

Uma circular do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou a suspensão dos pedidos de financiamentos relativos às operações de investimento no âmbito do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). Na avaliação do coordenador de Direito de Propriedade da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), o esgotamento dos recursos é um mau sinal para o planejamento do setor produtivo. “A cada ano temos safras recordes e cada vez menos recursos para investir na infraestrutura de armazenagem”, lamentou o parlamentar.

O deputado apresentou requerimento na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) para discutir a falta de recursos no âmbito do PCA. A ideia é debater o tema com os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro.

Estima-se que déficit de armazenagem em todo o Brasil seja de aproximadamente 70 milhões de toneladas. Os números podem ser muito maiores se considerados os estoques de passagem e a sobrecarga dos silos estatais. O problema se agrava ainda mais pelo fato de se considerar portos e caminhões como locais de armazenagem. “A necessidade de investimento é extremamente grande. O menor investimento de todos é no setor de armazenagem de grãos. E para darmos cabo nisso tudo, precisamos que o produtor invista. E que cooperativas e cerealistas continuem recebendo todo o incentivo possível”, finalizou Jerônimo.

BNDES Cerealistas

O setor produtivo ainda aguarda pela edição de uma Medida Provisória para viabilizar a aplicação dos recursos previstos no BNDES Cerealistas, linha de crédito criada na última edição do Plano Agrícola e Pecuário. Com R$ 300 milhões previstos em investimentos, o programa ainda depende de um complemento legal para ser viabilizado na prática.