Dívidas contraídas por micro e pequenas empresas começam a ser pagas neste mês em meio a um novo fechamento do comércio por conta da pandemia

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) formalizou, nesta segunda-feira (8), ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedido de prorrogação das parcelas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Criado pelo governo federal em 2020 para auxiliar os empreendedores a superar o fechamento dos estabelecimentos comerciais no início da pandemia, o programa liberou quase R$ 4 bilhões em crédito somente no Rio Grande do Sul.
Segundo o parlamentar, o Pronampe foi uma iniciativa muito importante para a manutenção da economia nacional, por ter salvado milhares de negócios e empregos. “Só que as parcelas começam a vencer agora em março, justamente no momento de recrudescimento da pandemia e de novos decretos municipais e estaduais que obrigam os pequenos empresários a fechar as portas. É uma situação desesperadora”, alertou Jerônimo.
O deputado acredita que, se nada for feito, milhares de estabelecimentos vão fechar as portas definitivamente, gerando uma inadimplência bilionária. “Quem conseguiu sobreviver à primeira crise, dificilmente terá pernas para superar mais essa. Algo precisa ser feito imediatamente. A renovação do prazo de carência teria um efeito altamente positivo”, finalizou.