Paralisado pela pandemia, segmento pede socorro para não fechar as portas
O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) apresentou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 971/2021, que cria linha de crédito emergencial para o setor de eventos. O segmento econômico é um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19, já que tem enfrentado diversas fases de paralisação por conta dos decretos municipais e estaduais que impedem o seu funcionamento. A iniciativa prevê financiamento de capital de giro, fomento de atividades e aquisição de equipamentos, o refinanciamento de operações de custeio e investimento contratadas até o dia 31 de dezembro de 2020.
A linha estabelece taxa de juros de 4% ao ano, dez anos de prazo para pagamento, incluídos três anos de carência e limite de financiamento de R$ 15 milhões por contrato. “A pandemia prejudica diversos segmentos da economia. No setor de eventos, seus efeitos negativos se fazem mais presentes entre micro, pequenas e médias empresas, de diversas formas. Observamos a drástica redução da rentabilidade e até mesmo a interrupção completa das atividades”, alertou o parlamentar.
Para Jerônimo, se nada for feito, o setor de eventos será varrido definitivamente do mapa econômico nacional. “Atividade essencial é toda aquela que o sujeito depende para sobreviver. Entendemos que o atual momento exige a interrupção total de seu funcionamento. Mas, por trás dessa cadeia existem famílias que enfrentam uma verdadeira catástrofe socioeconômica”, finalizou Jerônimo. O parlamentar encaminhou aos colegas de parlamento um requerimento onde pede o apoio a um requerimento de urgência, que faria com que a proposta tivesse sua tramitação acelerada, indo diretamente ao Plenário para discussão e votação, sem precisar passar pelas comissões da Casa.
março 19, 2021
Isso seria o ideal Deputado. Porém precisamos que seja uma tramitação rápida, porque o setor já está passando do limite, não temos mais como nos manter.
março 20, 2021
Esperamos que seja aprovado, é tbm que tenha gatilhos de proteção para este benefício chegar nas pequenas empresas do ramo que estão endividadas e negativadas.
março 20, 2021
Obrigado Dep. Jerônimo!
És um dos poucos que lembrou de nossa categoria do setor de Eventos, esperamos que o projeto de lei seja aprovado.
Você é um orgulho para o Povo Gaúcho e para o Brasil
março 22, 2021
Obrigado por lembrar de nossa classe!
Isso nos ajuda e muito!
Esperamos que esses 3 anos de carência não seja cobrado juros como os bancos fazem.
Tambem gostaríamos que nos isentasse de todos os impostos e que nossas atuais dívidas fossem pausadas durante a pandemia e que não seja acresentado nada de juros tbm, além de um beneficio financeiro pra nossa classe, pois essa Lei Aldir Blanc quase ninguém ganhou e auxilio emergencial tbm não. ..eu por exemplo não ganhei nada!