Empresários querem isonomia tributária em relação aos itens importados

Minas1 O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de dirigentes ligados à indústria da transformação. O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), José Velloso, destaca que o encontro serviu para reforçar o pleito do setor com relação ao novo marco regulatório do petróleo. Velloso espera que o governo garanta o chamado conteúdo local, ou seja, as contrapartidas públicas nas concessões dos campos de petróleo. “Geração de emprego e renda através do conteúdo local. Que uma parte dos investimentos que vão ser feitos na indústria de petróleo sejam canalizados para empresas instaladas no Brasil”, destacou Velloso.

Já o presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMaq), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), ressaltou no encontro que a indústria nacional concorre em condições de desigualdade tributária com o produto importado, que deixa de recolher ICMS. “O que nós queremos é isonomia, tratamento igualitário, para aquilo que é produzido no Brasil, com competência técnica e tecnologia, da mesma forma que é produzido lá fora”, ponderou o parlamentar.

Abimaq e FPMaq voltam a se reunir no dia 12 de dezembro com o ministro Fernando Coelho Filho para avançar na formatação de propostas de fomento à indústria de transformação. Além de Jerônimo, o encontro também contou com a participação do deputado Mauro Pereira (PMDB-RS).