Paralisado pela pandemia, segmento pede socorro para não fechar as portas

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) apresentou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 971/2021, que cria linha de crédito emergencial para o setor de eventos. O segmento econômico é um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19, já que tem enfrentado diversas fases de paralisação por conta dos decretos municipais e estaduais que impedem o seu funcionamento. A iniciativa prevê financiamento de capital de giro, fomento de atividades e aquisição de equipamentos, o refinanciamento de operações de custeio e investimento contratadas até o dia 31 de dezembro de 2020.
A linha estabelece taxa de juros de 4% ao ano, dez anos de prazo para pagamento, incluídos três anos de carência e limite de financiamento de R$ 15 milhões por contrato. “A pandemia prejudica diversos segmentos da economia. No setor de eventos, seus efeitos negativos se fazem mais presentes entre micro, pequenas e médias empresas, de diversas formas. Observamos a drástica redução da rentabilidade e até mesmo a interrupção completa das atividades”, alertou o parlamentar.
Para Jerônimo, se nada for feito, o setor de eventos será varrido definitivamente do mapa econômico nacional. “Atividade essencial é toda aquela que o sujeito depende para sobreviver. Entendemos que o atual momento exige a interrupção total de seu funcionamento. Mas, por trás dessa cadeia existem famílias que enfrentam uma verdadeira catástrofe socioeconômica”, finalizou Jerônimo. O parlamentar encaminhou aos colegas de parlamento um requerimento onde pede o apoio a um requerimento de urgência, que faria com que a proposta tivesse sua tramitação acelerada, indo diretamente ao Plenário para discussão e votação, sem precisar passar pelas comissões da Casa.