Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento foi entregue a políticos, empresários e educadores que contribuem para o desenvolvimento regional

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) concedeu nesta terça-feira (26), a ‘Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento’, instituída para homenagear órgãos, agentes públicos e entidades que contribuem para a melhoria das condições de suas respectivas comunidades. Criada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a primeira edição do prêmio reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Câmara, entre elas o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Surpreendido pelo tamanho do evento, Alves usou de bom humor para elogiar a mobilização feita pelo presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). “Eu confesso que achei que era uma coisa diminuta, menor, mas parabéns. Você está escalado agora para organizar todas as solenidades da Câmara dos Deputados, pela sua competência e prestígio, deputado Jerônimo”, parabenizou Alves.

A distinção leva o nome do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), uma das 199 vítimas do voo TAM 3054. O acidente ocorreu no aeroporto de Congonhas (SP), em 17 de julho de 2007. O filho do parlamentar, deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), recebeu a homenagem póstuma em nome do pai e ressaltou o legado de Júlio em defesa das nobres causas da política. “Ser empresário, tu investir num país com a mais alta carga tributária do mundo, para trabalhar tem diversos obstáculos. E essas pessoas se destacaram no Brasil. Eu fico muito feliz em nome da família e também como político de saber que o prêmio leva o nome de uma pessoa que batalhou pelo desenvolvimento do país”, destacou Lucas.

Idealizador da homenagem, o deputado Jerônimo teve em Júlio Redecker um exemplo de homem público. “Homens como o Júlio Redecker nos dão a razão de seguirmos nessa trajetória política. Eu não tenho dúvida de que a probidade, a dedicação, a competência do Júlio, fazem falta à política nacional. Eu acho que homenagear é importante sim. Homenagear quem está vivo talvez seja tão importante como homenagear quem já não está mais aqui, para que possamos nos inspirar no legado deixado por eles, para que a gente acerte na vida pública e faça um Brasil melhor”, justificou o parlamentar.

Entre os agraciados, destaque ainda para o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o presidente do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, e o ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes. Falecido no último dia 20 de outubro, vítima de um câncer, o deputado Homero Pereira (PSD-MT) também recebeu a medalha in memorian. Mesmo sendo um dia de festa e reconhecimento, o presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), Gilmar Roos, lembrou das dificuldades que o setor produtivo enfrenta com a precariedade da infraestrutura no país. “Os anúncios são muitos. Só que na prática isso não acontece. A gente sabe que o governo tem um projeto de desenvolvimento de rodovias, ferrovias e portos, para dar condições de escoar toda a produção que vai à exportação. Só que até agora isso não se tornou prático”, criticou o dirigente.

Homenageado pelo trabalho desenvolvido à frente da cooperativa agrícola Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS), o presidente Nei César Mânica fez coro às palavras de Roos. “O nosso produtor é mais competente do que o norte-americano. Se você der as mesmas condições ao nosso produtor, como o seguro da renda, a garantia de toda a cadeia produtiva, com certeza nós seríamos um país maravilhoso em termos de competitividade”, comparou Mânica. Já o diretor-presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, se disse orgulhoso pela homenagem. Na opinião do empresário, para 2014 fechar com “medalha de ouro só se o Palácio do Planalto confirmasse o aumento da mistura de biodiesel, que permitirá ao setor fazer novos investimentos e aumentar a produção do biocombustível”, recordou Battistella.

A lista de agraciados ainda reservou um lugar para Eleonor Oscar Becker, homem obcecado pelo empreendedorismo e pela expansão dos negócios, mesmo num ambiente econômico que não se mostra tão favorável. “Nós últimos dez anos, a Becker abriu uma loja por mês. Hoje, estamos com 202 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em impostos somos um grande contribuinte. No município de Cerro Largo (RS), onde está localizada a matriz, representamos 85,11% do retorno de ICMS. E temos hoje aproximadamente 3.800 funcionários”, revelou o empresário.

Com a medalha no peito e um indisfarçável ar de orgulho no rosto, o presidente da Comil, Deoclécio Corradi, fez questão de dividir com todos os 2.500 colaboradores os louros da vitória. Fabricante de ônibus, a Comil está estabelecida no município de Erechim (RS) e tem planos ousados para 2014. “Estamos fazendo um investimento no estado de São Paulo para construir veículos urbanos. Vamos abrindo espaço por lá para que se possa crescer nesse segmento, já que a nossa fábrica está praticamente com a capacidade de produção lotada”, explicou Corradi.

Relação completa dos agraciados

1
AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO
Ministro das Cidades

2
AIRTON GILMAR ROOS
Diretor Presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra)

3
ANTÔNIO BARBOSA DE ALENCAR
Presidente do Grupo Dimensão, empresário na área de construção civil no Estado do Maranhão

4
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPORTADORES INTERNACIONAIS (ABTI)
José Carlos Becker
Presidente

5
COMIL ÔNIBUS S.A.
Deoclécio Corradi
Presidente do Conselho de Administração

6
DANIEL GIANLUPPI
Diretor Presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (IACTI/RR); Pesquisador da Embrapa-Roraima
7
EDUARDO RENATO KUNST
Presidente Executivo das Empresas Artecola

8
EDUARDO SILVA LOGEMANN
Diretor Presidente da SLC Participações

9
ELEONOR OSCAR BECKER
Presidente do Grupo Becker

10
ERAÍ MAGGI SCHEFFER
Diretor Proprietário do Grupo Bom Futuro

11
ERASMO CARLOS BATTISTELLA
Diretor Presidente da BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S.A.

12
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL (FETAGRS)
Elton Roberto Weber
Presidente

13
FEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS E DE LUBRIFICANTES (FECOMBUSTÍVEIS)
Paulo Miranda Soares
Presidente

14
GILSON TRENNEPOHL
Diretor Presidente da Stara S/A Indústria de Implementos Agrícolas

15
GUERINO FERRARIN
Diretor-Presidente do Grupo Guerino Ferrarin (GGF)

16
GRUPO INDUSTRIAL BETTANIN
Eduardo Bettanin
Presidente

17
HOMERO PEREIRA (IN MEMORIAM)
Ex-Deputado Federal

18
INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS KF LTDA
Ademir Jair Kelm
Diretor – Geral

19
IRANI BERTOLINI
Diretor-Presidente da Transportes Bertolini Ltda

20
ÍTALO IPOJUCAN ARAÚJO COSTA
Secretário Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Marabá (Sicom)

21
Ministro JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES
Presidente do Tribunal de Contas da União

22
JOÃO MARIO DAROS
Diretor da Fertilizantes Piratini Ltda.

23
JOSÉ ANTONIO FERNANDES MARTINS
Vice-Presidente de Relações Institucionais da Marcopolo S.A.

24
JÚLIO REDECKER (IN MEMORIAM)
Representante: Dep. Estadual Lucas Redecker
25
LÁZARO DE MELLO BRANDÃO
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bradesco

26
Prof Dr. LUIZ CARLOS BALDICERO MOLION
Professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (ICAT/UFAL)

27
MARCELO BRUM
Radialista e apresentador do programa de rádio A Voz do Campo

28
MARCUS VINICIUS PRATINI DE MORAES
Economista, ex-Ministro da Agricultura e Abastecimento (1999-2002); ex-Ministro de Minas e Energia (abril a outubro de 1992); ex-Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo (1970 a 1974) e Membro do Conselho da JBS

29
NEI CÉSAR MÂNICA
Presidente da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial

30
PEDRO HENRIQUE BRAIR
Presidente da Rede de Farmácias São João

31
PHELIPPE DAOU

Presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão

32
PROGRAMA MUNICÍPIOS VERDES (PMV)
Justiniano de Queiroz Netto
Secretário Extraordinário de Estado para Coordenação do Programa Municípios Verdes

33
RAUL ANSELMO RANDON
Presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon

34
RICARDO CASTELLAR DE FARIA
Presidente da Lave Bras Serviços Ltda.

35
RUBENS OMETTO SILVEIRA MELLO
Presidente do Conselho de Administração da Cosan S/A Indústria e Comércio

36
SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, PAVIMENTAÇÃO E OBRAS DE TERRAPLENAGEM EM GERAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (Sicepot-RS)

Nelson Sperb Neto

Presidente

37
SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES (Sindicom)

Alisio Jacques Mendes Vaz

Presidente Executivo

38
UNIMED DO BRASIL
Dr. Eudes de Freitas Aquino
Diretor Presidente
39
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE (CNEC)
Dep. Fed. ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS
Diretor Presidente