Comissão Externa da Câmara dos Deputados que discute ações de combate e prevenção à pandemia do coronavírus promoveu audiência pública nesta terça-feira (26)

A Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus promoveu audiência pública nesta terça-feira (26) para discutir as ações de combate e controle à pandemia junto aos frigoríficos brasileiros, que empregam diretamente 500 mil trabalhadores em todo o país. Segundo a ministra da agricultura, Tereza Cristina, desde o início da pandemia o setor adotou todos os protocolos de saúde e segurança do trabalho definidos em conjunto com diversos órgãos envolvidos. Diante da posição do Brasil como um dos maiores provedores de alimentos para o mundo, o governo federal vai editar uma nova portaria e instruções normativas para harmonizar as ações em todas as esferas: municipal, estadual e federal. “Essa portaria e essas instruções normativas vão contemplar ações que precisam ser feitas nas áreas dos frigoríficos, para que a gente possa se antecipar ao que aconteceu no Rio Grande do Sul. Vamos estar em total sintonia para dar segurança aos trabalhadores e consumidores”, destacou. O caso citado pela ministra da Agricultura é de um abatedouro localizado no município de Lajeado.

Já o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse que o setor de carnes tem duas missões importantes: produzir alimentos de qualidade e preservar a vida do trabalhador, gerando emprego e renda. “Estamos dando toda a tranquilidade em oferecer um alimento saudável. Desde o início do isolamento social seguimos o protocolo com regras do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Ministério Público do Trabalho, repassando as orientações aos nossos trabalhadores”. Segundo Turra, trabalhadores que integram os grupos de risco foram afastados preventivamente, funcionários passaram a ter a temperatura medida várias vezes ao longo do dia e equipamentos de proteção individual disponibilizados. “Mas evidente que não somos imunes e aconteceu essa contaminação em Lajeado. Desde o início da pandemia já contratamos mais de 15 mil novos trabalhadores para substituir quem não teve condições de continuar no chão de fábrica”, destacou o dirigente.

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), destaca que o complexo setor de carnes (aves, suínos e bovinos) é considerado estratégico para garantir a segurança alimentar dos brasileiros. Além disso, as vendas internas e externas representam uma parcela muito expressiva do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Obviamente que a saúde dos trabalhadores é prioridade máxima. Mas os problemas surgidos até o momento são pontuais e não podem servir de pretexto para o fechamento indiscriminado de plantas industriais. Novas regras de saúde, proteção e segurança serão editadas, até porque o Brasil tem um sólido conceito em relação à qualidade dos alimentos que produz”, finalizou o parlamentar.