Deputado Jerônimo Goergen espera que o governo federal encare de frente o problema do elevado grau de endividamento dos produtores rurais

O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) afirmou nesta quarta-feira (3) que a possível queda nas taxas de juros para o Plano Safra 2020/2021 demonstra que o agronegócio será fundamental para a retomada econômica pós-pandemia. Por outro lado, o parlamentar entende que o Ministério da Agricultura chegou ao limite na proposta e que, mesmo assim, o produtor rural vai enfrentar um juro real acima da inflação e da própria Taxa Selic, que caiu ao menor nível histórico com a marca de 3% ao ano. “Espero que o governo encare de frente o fantasma do endividamento agrícola, que exclui os agricultores do crédito oficial”, alertou.
De acordo com reportagem publicada pelo Canal Rural, o Plano Safra a ser anunciado no dia 15 de junho teria juros menores do que o praticado no ano anterior. Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os juros praticados seriam de 3% a 4% ao ano, abaixo dos 4,6% da atual safra. Já para os produtores de médio porte a taxa seria de 5,25% contra os 6% de hoje. E para os demais produtores rurais, que atualmente pagam juros de 8% ao ano, o Plano Safra traria uma taxa anual de 6,5%. “Reconheço o esforço da ministra Tereza Cristina. No entanto, é fundamental que a equipe econômica compreenda que o produtor tem orgulho em ajudar o Brasil em todos os momentos. Mas ele precisa ter renda para conseguir se manter na atividade”, finalizou o parlamentar.