Deputado Jerônimo Goergen encaminhou ofício ao Ministério da Economia alertando para o risco do setor produtivo sofrer um colapso econômico

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e seu principais ministros de Estado anunciaram, nesta quarta-feira (18), uma série de medidas administrativas, fiscais, sociais, econômicas e sanitárias visando o avanço do Coronavírus em solo nacional. Diante da gravidade da situação, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encaminhou ofício ao Ministério da Economia cobrando soluções práticas aos produtores rurais. “Os agricultores estão passando por sérios problemas de renda, altamente endividados, com sérias dificuldades para continuar honrando seus compromissos. Precisamos manter o homem no campo produzindo, para que eles possam participar desse esforço nacional de manutenção da ordem social, contribuindo para a segurança alimentar”, alertou o parlamentar.

O parlamentar sugeriu no documento a suspensão do pagamento do passivo Funrural, tanto daqueles que aderiram quanto os que não optaram pelo Refis, por tempo indeterminado, até que o país retome a mínima normalidade. “Todo o custo que puder ser retirado neste momento vai contribuir para que o homem do campo possa seguir produzindo alimentos. Como a remissão do passivo do Funrural foi uma promessa do presidente da República, acredito que seja uma iniciativa que possa ser implementada no curtíssimo prazo”, destacou. Jerônimo entende que o governo federal precisa definir outras medidas emergenciais para o agro, como a liberação de crédito e o refinanciamento de dívidas. “O alto grau de endividamento precisa ser enfrentado. Culturas como a do arroz, maçã pecuária, leite, coco, café, entre outros, passam por sérios problemas estruturais. E ainda temos os efeitos da seca para compor esse quadro muito preocupante. Chegou a hora de pensarmos numa ampla securitização para o agro”. O parlamentar destacou ainda que o setor industrial também passa por sérias dificuldades e vai precisar de ações pontuais, como por exemplo, o segmento de armazenagem de grãos.

OFÍCIO – PRESIDÊNCIA – corona pdf