Deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) propôs a inclusão da emenda de bancada aprovada em 2018

No final do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do prolongamento da rodovia BR-448, contemplando o trecho compreendido a partir do Km 6, em Esteio, até o trevo da RSC-240, em Portão. A portaria, que prevê os estudos para a realização da obra, representa o coroamento de uma grande mobilização que começou em outubro de 2018.
Naquela oportunidade, diversas lideranças políticas e empresariais da Serra Gaúcha se reuniram em Bento Gonçalves para discutir a implantação da “Rodovia da Serra”, projeto que pretende atender cerca de 1,2 milhão de pessoas, servindo para o escoamento da produção, o turismo e o deslocamento da população. Presente ao encontro, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) sugeriu a inclusão da obra como emenda parlamentar da Bancada Gaúcha. “Essa conquista só foi possível graças à mobilização da sociedade gaúcha, em especial da Famurs, CICs Serra, CIC de Bento Gonçalves, entre outras entidades. Este projeto vai colocar a região num outro patamar logístico”, destacou Jerônimo.
Conforme o EVTEA divulgado pelo DNIT, uma das alternativas estudadas é a implantação de um contorno rodoviário que coincide com a extensão da BR-448 até o entroncamento com a RS-240 (mapa em anexo). Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo consórcio Magna-Enecom.