Ministro Gilberto Carvalho diz que são repelidas tentativas de que governo financie baderna ou violência, e que estatais vão continuar patrocinando ações como a Mostra Nacional de Cultura e Produção Camponesa.

(CLIQUE AQUI PARA VER A REPORTAGEM EM VÍDEO)

Petrobras patrocinou com R$ 650 mil a Mostra Nacional de Cultura e Produção Camponesa durante o 6º Congresso Nacional do Movimento dos Sem Terra, em Brasília, há duas semanas. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de São Paulo.
O dinheiro foi repassado, sem licitação, para a Associação Brasil Popular, que mantém relações com o MST. A Petrobras afirmou que o patrocínio não foi ao congresso do movimento, mas à Mostra Nacional de Cultura e Produção Camponesa, que cumpriu os critérios estabelecidos nos programas da companhia.

          O mesmo jornal também tinha noticiado que a mostra recebeu R$ 550 mil da Caixa e do BNDES.
Durante o congresso, uma manifestação dos Sem Terra terminou em confronto com a polícia. Trinta policiais e dois manifestantes ficaram feridos.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo patrocinou e que vai continuar patrocinando ações como a Mostra Nacional de Cultura e Produção Camponesa.

“O MST não é um movimento de baderneiros, é um movimento legitimo. Legitimo, com o qual o governo tem diferenças, o MST tem diferenças em relação ao governo, contesta o governo, protesta contra o governo e nós achamos que isso é do jogo, da democracia, do respeito à autonomia dos movimentos. O dinheiro público pode e deve ser utilizado para estimular todas as formas de organização da cidadania, de organização da produção e é isso que nós financiamos e seguiremos financiando. Nós repelimos qualquer tentativa de dizer que nós estamos financiando a baderna ou a violência”, afirma Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: http://m.g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/02/governo-defende-patrocinio-mst-nao-e-um-movimento-de-baderneiros.html