Deputado cobra retratação e explicações em Juízo do ex-presidente da República por declarações ofensivas contra produtores rurais

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) ingressou nesta sexta-feira (23) com ação contra o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na interpelação judicial, o parlamentar cobra explicações e exige a retratação pelas declarações ofensivas contra os produtores rurais. Em pronunciamento realizado na comunidade de Santa Marta, no município de Santa Maria, Lula chamou agricultores de caloteiros e disse que eles tratam melhor os cavalos do que seus funcionários. “Eu pertenço a uma família de agricultores e conheço bem a dura realidade do campo. E as ofensas foram dirigidas a todos os produtores, indistintamente”, destacou o parlamentar.

Mais ataques

Já em Palmeira das Missões, o líder do MST, João Pedro Stédile, voltou a atacar o setor produtivo. Num discurso recheado de ódio, a liderança sem terra acusou a produção de soja pela crise econômica vivida pelo Rio Grande do Sul. “Todo mundo sabe que o monocultivo de soja destrói a biodiversidade, destrói a água, exporta para a China e Europa, e os únicos que se beneficiam são as multinacioanais, que vendem veneno, vendem máquinas. E eles não pagam um centavo de ICMS na exportação da soja”, acusou Stédile.

O líder do MST pregou a substituição da agricultura de alta tecnologia pelo modelo camponês. “O que está em debate agora é qual o modelo de agricultura que nós queremos para o Brasil e para o futuro? E o modelo de agricultura que nós queremos é o modelo baseado na agricultura camponesa. Ao eleger o Lula, nós estaremos elegendo um outro modelo para o desenvolvimento do país”, declarou o líder do MST.

Na avaliação de Jerônimo, a fala de Stédile é uma mistura de luta ideológica, delírio, insanidade e má fé. “Ele prega o fim da agricultura empresarial e a implantação de um modelo camponês. Em outras palavras, ele quer e extinção do sistema capitalista e a ascensão do socialismo. Isso é muito perigoso e mostra bem o que está em jogo nessa disputa eleitoral antecipada”, finalizou Jerônimo.