Setor quer redução da taxa de juros, enxugamento da máquina pública e rejeita qualquer tentativa de aumento de impostos

abimaq O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, foi recebido nesta quarta-feira (4) pelo vice-presidente da República, Michel Temer. O encontro aconteceu no Palácio do Jaburu e contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMaq), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), e também os deputados Alceu Moreira (PMDB-RS), Mauro Pereira (PMDB-RS) e Baleia Rossi (PMDB-SP). Destaque ainda para a participação do presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Arney Frasson.

No encontro, Pastoriza apresentou a Temer a pauta do setor industrial para a recuperação da grave crise que atinge o segmento. O dirigente pediu a Temer a redução da máquina pública com o corte de ministérios. No entanto, ele defendeu a manutenção das pastas da Agricultura e Indústria e Comércio. Na avaliação de Pastoriza, Temer terá pouco tempo para mostrar a que veio. O presidente da Abimaq acredita que o futuro presidente da República terá “uma janela” de confiança de 90 dias para promover as mudanças necessárias.

Com uma queda significativa no faturamento e no nível de emprego, a indústria de máquinas e equipamentos defende a redução da taxa Selic como forma de estímulo para a retomada dos níveis de investimento. Já o presidente da FPMaq, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), entende que não há espaço para aumentos de impostos na futura administração. “Foi ponderado a ele (Temer) que a elevação de tributos não seria aceita pela sociedade. E ele deixou claro o esforço total para que isso não aconteça”, destacou. Jerônimo disse ainda que a grande prioridade de Temer é com a montagem da equipe econômica e aposta que o nome para o Ministério da Fazenda seja Henrique Meirelles.