Carta de princípios prevê a redução da máquina pública, combate à corrupção, desregulamentação, estímulo à competitividade e diminuição da carga tributária

A Frente Parlamentar Mista Brasil 200 será lançada nesta quarta-feira (6), às 13h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com o objetivo de reunir políticos e empreendedores em torno de uma proposta de reestruturação do Estado brasileiro. A carta de princípios do colegiado prevê a redução do custo da máquina pública, o combate à corrupção e ao excesso de regulamentação governamental, estímulo à competitividade, o fim de privilégios ou proteções e a diminuição da carga tributária.

Coordenador da Frente Brasil 200, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) destaca que a ideia central é lançar novas bases de atuação para os Três Poderes da República. Para isso, Jerônimo sugere a criação de uma Comissão Externa que debata propostas de reforma do atual modelo administrativo e financeiro do Legislativo, Executivo e Judiciário. “Viraram estruturas pesadas demais, caras, lentas, burocráticas, que não conseguem mais dar respostas à sociedade. O resultado prático disso tudo é falta de saúde, educação de péssima qualidade, altos índices de criminalidade e crise econômica”, argumentou. O parlamentar acrescenta que este é o momento ideal para provocar o debate sobre o custo do Estado e políticas para a retomada do crescimento econômico.

A Frente Parlamentar Brasil 200 surge como um desdobramento do Movimento Brasil 200, lançado no início deste ano por um grupo de empresários que propõe uma nova agenda política de desenvolvimento. Um dos líderes dessa corrente é o CEO da Riachuelo e pré-candidato à presidência da República, Flávio Rocha. “O Brasil 200 nasceu da necessidade das classes produtivas serem ouvidas no Congresso Nacional. Tanto o empresariado como o poder Legislativo são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. É por isso que precisamos unir forças em prol de uma agenda que gere prosperidade para o nosso país”, destaca o empresário.