Agenda de shows ainda prevê a realização de aproximadamente 50 lives com a participação de mais de 150 artistas regionais entre os meses de agosto e setembro

Baitaca, Elton Saldanha, Gaúcho da Fronteira, Jorge Guedes, Pedro Ortaça e Serginho Moah. Agora imaginem estes artistas tocando e cantando em cenários históricos e pontos turísticos, como as Ruínas de São Miguel, o Castelo de Pedras Altas, o Spa do Vinho de Bento Gonçalves ou a Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo. Já imaginaram? Então se preparem para estas apresentações imperdíveis e outras dezenas de shows que vão acontecer dentro do Festival Gaúcho Coração entre os meses de agosto e setembro.
Idealizado pelo deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), o Projeto Gaúcho Coração nasceu da vontade do parlamentar em ajudar os artistas regionais atingidos pela crise na área cultural provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Eu vi muitos amigos e artistas que admiro passando por sérias dificuldades, sem poderem tocar para o povo e levar o sustento para casa. Fui atrás de parceiros na iniciativa privada para poder viabilizar algumas apresentações. E o projeto simplesmente estourou, foi um sucesso”, comemora. O parlamentar ressalta que o festival cresceu a partir do caráter solidário e beneficente, através da arrecadação de fundos para hospitais, APAEs e entidades assistenciais. “Um grande exemplo dessa solidariedade é o que o CTG Pousada da Figueira vem fazendo, distribuindo refeições e roupas para a comunidade da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre”, destacou.
O Festival Gaúcho Coração começou em maio e até agora já foram realizadas aproximadamente 50 lives. Outras 50 ainda estão por vir. No total, estima-se que sejam beneficiados diretamente aproximadamente 1,5 mil trabalhadores da música, entre cantores, instrumentistas, iluminadores, técnicos de som e produtores musicais. Um deles é o cantor nativista Cristiano Quevedo, cujas palavras para se referir à iniciativa soam como poesia. “Num tempo de incertezas, uma certeza. O compasso de um Gaúcho Coração, trazendo esperança, solidariedade, música para alegrar a alma”.

Nova etapa
O Festival Gaúcho Coração retoma sua agenda de programação neste sábado (1), a partir das 20h, com a Live Homenagens, diretamente do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Os shows ficam por conta de Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Erlon Péricles e Joca Martins. A transmissão das apresentações será feita diretamente na página oficial de cada artista, pelo Facebook e YouTube. “Importante destacar que teremos a participação de um leiloreiro, que fará a apresentação de artigos do agronegócio. E toda a arrecadação será revertida para o hospital fazer o enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Jerônimo.

Rock Gaúcho
Se engana quem pensa que o Festival Gaúcho Coração ficou restrito à música nativista. Os estilos são variados e têm espaço para todas as tendências. Só para ter uma ideia, no dia 6 de agosto, a partir das 20h, acontece as lives de Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados), Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde), Tchê Gomes (TNT) e Fabrício Beck (Vera Loca). “Além do rock, ainda teremos samba e pagode, música sertaneja, banda de baile, uma compilação bem eclética e representativa da nossa cultura musical”, explicou o idealizador do festival.

Retomada do turismo
O deputado Jerônimo Goergen acredita na força das lives como impulsionador da retomada do setor de turismo e entretenimento no Rio Grande do Sul. O parlamentar acredita que chegou a hora de planejar um retorno seguro para este novo momento. “Com a impossibilidade das pessoas se deslocar para grandes distâncias, temos a oportunidade de estimular os gaúchos a visitar nossos próprios destinos turísticos, que são muitos e variados. A ideia é produzir grandes espetáculos musicais no formato de lives, envolvendo o setor hoteleiro, onde o público possa assistir de forma segura e protegida, sem aglomeração ou qualquer tipo de risco à saúde. E vincular essas atrações a ações beneficentes que revertam em ganhos financeiros para nossas instituições”. Segundo Jerônimo, a live prevista para o Castelo de Pedras Altas também servirá para arrecadar fundos para a revitalização do espaço cultural e a preservação de sua memória.

Encerramento
O último ato do Festival Gaúcho Coração está previsto para o dia 23 de setembro, quando o parlamentar pretende reunir amigos para um show de prestação de contas. “Obviamente que eu gostaria de seguir ajudando a produzir novos espetáculos. Foi uma ação importante, mas precisamos de apoio neste sentido. De qualquer maneira, anunciaremos os números finais de tudo o que foi arrecadado e investido. E, obviamente, que vou aproveitar a oportunidade para cantar um pouquinho”, brincou o parlamentar.
O Festival Gaúcho Coração teve o apoio fundamental de Fernando Espíndola, do Grupo Cultural Alma Gaudéria, que emprestou seu espaço para muitas das apresentações. “Esse é um festival para orgulhar o Rio Grande”, destacou Espíndola. Outro grande apoiador da iniciativa foi Fábio Bolico, dono da produtora responsável pela organização dos shows. “É um projeto que promove lives e movimenta toda a cadeia artística, produtores e equipes. Conta exclusivamente com o financiamento de empresas privadas. Os artistas divulgam os patrocinadores e incentivam a arrecadação de verbas e alimentos para entidades sem fins lucrativos”, revelou Bolico.

Fique ligado na programação de agosto
Dia 2, às 11h30: Tchê Guri
Dia 8, às 19h: Eliandro Luz e Grupo Oh de Casa
Dia 8, às 20h: Banda Sete Pecados
Dia 8, às 21h: Elis e Luciano
Dia 8, às 20h30: Grupo Cordiona – Homenagem ao Porca Veia
Dia 10, às 19h: Vitor Hugo Medeiros
Dia 13, às 19h30: Reis do Bailão, com Flávio Dalci e Os Atuais
Dia 14, às 20h: Banda Brilha Som
Dia 15, às 20h: Banda Céu e Cantos
Dia 16, às 20h: Encontro de Gigantes – Banda Aesa, Musical Calmon, André Malmann e Cesar Moreno
Dia 19: Elton Saldanha e Marcelo Oliveira
Dia 21: Grupo Fandangaço
Outras atrações confirmadas:
Grupo Tempo Guri, Liliana Cardoso, Gean Kirkof, Analise Severo, Guilherme Mecca, Pedro Ortaça, Alisson e Emerson, Chiquito e Bordoneio, Grupo Portal da Serra, Lucas e Felipe, Gilberto Monteiro, Alemão Ronaldo, Banda Louca Sedução, Bambas da Orgia, Rodrigo Soltton, Douglas Carraro, Os Medinas, Gabrielzinho, Grupo Pica Fumo, The Kanella, Marcelo Caminha, Tomaz Machado (The Voice Kids)