Instalação do empreendimento envolveu doação de terreno e concessão de benefícios fiscais

O fechamento da planta industrial da Nestlé, em Palmeira das Missões, foi confirmado nesta semana com o comunicado oficial da empresa. O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), que trabalhou intensamente para levar a Nestle para o município, lamentou profundamente a decisão e disse que já está fazendo contatos com indústrias que possam assumir a linha de produção. “Eu vinha acompanhando há bastante tempo essa situação. Havia um boato de que o fechamento da unidade iria ocorrer por uma estratégia comercial deles. Inclusive fui a São Paulo algumas vezes para obter maiores esclarecimentos, mas infelizmente isso se concretizou. Lamentavelmente, a comunidade não foi devidamente informada sobre o encerramento das atividades. Agora é redobrar os esforços para achar interessados que possam assumir a planta”, destacou o parlamentar.

Já a Prefeitura de Palmeira das Missões deve buscar esclarecimentos jurídicos sobre quais pontos do contrato com a Nestlé que, eventualmente, deixaram de ser cumpridos. “Tivemos a doação do terreno para a construção do empreendimento, a concessão de incentivos fiscais por parte do Executivo. E a empresa não abriu o cronograma de fechamento, o que a meu ver foi muito ruim pela falta de transparência. É uma decisão bastante compreensível dos gestores municipais”, argumentou. O parlamentar ressalta que ninguém pode impedir uma unidade industrial de fechar as portas se a análise econômica interna apontar para a falta de rentabilidade. No entanto, Jerônimo entende que os incentivos fiscais concedidos pelo poder público precisam voltar à comunidade de origem.

Em comunicado, a multinacional informou que a produção será absorvida pela unidade de Carazinho. Com o encerramento das atividades, os 18 funcionários da planta serão demitidos. A unidade chegou a ter 70 empregados fixos, mas ao longo dos últimos anos foi reduzindo a mão de obra contratada. A Nestlé chegou a responder por 8% da arrecadação de ICMS do município.