Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne na próxima quinta-feira (30) para autorizar prorrogação dos custeios e investimentos dos agricultores atingidos

socorro produtores de arroz O coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), se reuniu nesta quarta-feira (22) com o secretário-adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel. No encontro, foram discutidos os últimos detalhes da proposta de socorro do governo federal aos produtores gaúchos de arroz que perderam suas lavouras por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Na próxima quinta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne para deliberar sobre o plano de ajuda, que envolverá a prorrogação dos custeios e investimentos. Segundo Jerônimo, os orizicultores atingidos poderão encaminhar a prorrogação de suas dívidas junto aos bancos até o final de 2016. “A medida vai valer até 30 de dezembro deste ano, prorrogando toda a questão de investimentos e custeios. No caso de investimentos para o último ano da parcela e o custeio por cinco anos”, destacou o parlamentar. Jerônimo acrescenta que os mais de 40 municípios que decretaram calamidade serão atendidos de maneira uniforme. “Todos os produtores ficam contemplados neste caso. E uma decisão de que o Manual de Crédito Rural atenderá, caso a caso, os demais produtores dos municípios que não decretaram calamidade”, explicou Jerônimo.

A lavoura gaúcha de arroz representa aproximadamente 60% da produção nacional. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Rio Grande do Sul deve colher cerca de 7,8 milhões de toneladas nesta safra, quase um milhão de toneladas a menos em relação à safra passada.

A reunião na Fazenda também contou com a presença do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e José Carlos Pires, que representou o Irga e o governo do Rio Grande do Sul.