Jerônimo Goergen entende que pacientes que passaram por essa intervenção cirúrgica devem ser incluídas no grupo de comorbidades

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos ostomizados no grupo prioritário de vacinação. Na avaliação do parlamentar, os brasileiros que passaram por essa intervenção cirúrgica precisam ser incluídos no grupo de comorbidades. “Temos aproximadamente 400 mil pessoas nessa situação no Brasil. É uma questão de saúde pública, já que a ostomia representa uma condição limitante na rotina desses indivíduos. Além disso, ela pode levar a complicações como lesões de pele, afastamento das atividades laborais, depressão, infecções, entre outros impactos”, argumenta o parlamentar.
Outro agravante é o sufocamento do Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da pandemia da Covid-19, que provocou a suspenção de milhares de cirurgias eletivas na rede pública e privada. “Muitos pacientes já poderiam ter feito o procedimento de reversão de sua ostomia, mas não conseguem. Além disso, há dificuldades no acesso a bolsas e insumos, que precisam ser trocadas quase que diariamente. As pessoas estão tendo que improvisar, reaproveitar esses insumos, o que é altamente preocupante por representar um risco à saúde”, alertou.
Jerônimo acrescenta que tais fatos e argumentos são mais do que suficientes para justificar o pedido, já que se trata de uma comorbidade e que o paciente ostomizado é considerado uma pessoa com deficiência física. Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.