Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) se reuniu nesta quarta-feira (31) com ministro da Integração Nacional e obteve garantias de que processos serão agilizados

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi recebido, nesta quarta-feira (31), pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. No encontro, o parlamentar reforçou a necessidade de apoio do governo federal aos municípios gaúchos. “As fortes chuvas que castigam o Estado nos últimos dias exigem uma resposta imediata de Brasília. Por isso, vim até o ministro reforçar esse apelo”, destacou Jerônimo.

No encontro, Helder Barbalho manifestou solidariedade e garantiu que os decretos de emergência oriundos do Rio Grande do Sul serão homologados sumariamente. “Os processos terão reconhecimento sumário para agilizar a liberação de recursos. E os decretos relativos aos municípios gaúchos não serão misturados com as cidades de Alagoas e Pernambuco. Serão tratados separadamente para que, tanto lá quanto cá, tenhamos maior rapidez no atendimento aos desabrigados e na reconstrução dos estragos”, explicou Jerônimo.

Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pelo menos 19 cidades já haviam declarado estado de emergência até esta quarta-feira (31) por conta das fortes chuvas que caem desde o dia 24 de maio. As regiões norte, noroeste e fronteira são as mais afetadas. As homologações tendem a se multiplicar, uma vez que chega a 60 o total de municípios com registro de graves danos provocados pelos temporais.