Novo modelo aproxima setor rural do mercado financeiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil. No primeiro dia de evento, o debate começa às 14h. Já no dia seguinte, os trabalhos serão iniciados às 9h. A transmissão será ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados.
O pedido para realização do evento é do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). Ele quer debater recentes mudanças na legislação que permitiram a criação de oportunidades alternativas no sistema de crédito agrícola e a modernização nas formas de financiar as atividades rurais. “São medidas que aproximam o setor do grande mercado financeiro”, disse.
Ele cita o exemplo da primeira operação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente garantidor de financiamentos agropecuários, em abril deste ano. “O novo modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e vai permitir a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos para custeio e investimento”, explicou.
Foram convidados para o debate o diretor de Financiamento e Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Vaz de Araújo; o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda; advogados e representantes do mercado financeiro.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
https://www.camara.leg.br/noticias/784192-comissao-debate-mudancas-no-credito-para-o-agronegocio