São 45 finalistas entre educadores e instituições de ensino que se destacaram na defesa e promoção da educação no Brasil

O Centro Educacional Padre Anchieta (CEPAN), de Santo Augusto, é um dos 45 finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro 2021, idealizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O prêmio é concedido anualmente a três pessoas ou entidades cujos trabalhos e ações mereçam destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores. A Comissão de Educação se reunirá no dia 7 de julho para a escolha dos três agraciados. A sessão solene para entrega do prêmio será realizada no dia 25 de outubro.
A história do CEPAN remonta ao ano de 1961, dois anos após a emancipação de Santo Augusto. A instituição foi criada inicialmente para auxiliar na alfabetização das crianças, na esteira do projeto Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que posteriormente se tornou uma rede nacional de educação. Em 2015, em virtude de uma grave crise financeira, a instituição decidiu fechar a unidade de Santo Augusto. Foi aí que a comunidade escolar iniciou uma grande mobilização para salvar a escola. Esse esforço coletivo reuniu pais, professores e lideranças políticas do município.
Ex-integrante da direção do CEPAN, o hoje vereador Cesar Paulo Philippsen, o Bugio (Progressistas), destaca que foi nesse momento de incertezas quanto ao futuro da instituição que se buscou o apoio do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). “Ele entrou em campo para negociar uma saída com a direção nacional do CNEC. E foi aí que o deputado se tornou o avalista dessa negociação. Então os próprios pais assumiram a mantença da escola, que passou a se chamar CEPAN. Hoje, é um dos poucos colégios particulares da nossa região, uma instituição sólida em termos educacionais e financeiros”, destacou Bugio, que também estudou no CNEC e hoje tem um filho matriculado no CEPAN.
Para o deputado Jerônimo Goergen, a indicação do CEPAN para o Prêmio Darcy Ribeiro é o coroamento dessa história de luta e dedicação de toda a comunidade escolar por uma educação de excelência. “Tenho um envolvimento pessoal e afetivo com a instituição. Pelos bancos escolares do CNEC/CEPAN passaram várias gerações de santo-augustenses que receberam uma formação de qualidade e hoje são grandes profissionais em várias áreas de atuação”, ressaltou o parlamentar. Jerônimo entende que o CEPAN já pode se considerar vitorioso ao constar num seleto grupo de educadores e instituições indicadas para concorrer à premiação.