Após uma década de espera, o ex-deputado federal Jerônimo Goergen comemora a aprovação de um Projeto de Lei de sua autoria que estabelece a criação do Serviço Voluntário de Defesa Civil em caráter permanente. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados deu sinal verde para a proposta (PL 5414/13), que busca fortalecer a resposta comunitária a desastres naturais e outras situações de emergência.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), relator do projeto, salientou a relevância da iniciativa, especialmente diante dos recentes e lamentáveis eventos naturais que assolaram o país. “O Brasil tem enfrentado calamidades públicas significativas, como enchentes devastadoras e deslizamentos de terra em áreas habitadas, levando a perdas materiais e, mais dolorosamente, a perda de vidas”, disse Kataguiri.

Uma das principais observações do relator é que, durante essas catástrofes, é comum a participação ativa da comunidade local junto a bombeiros e equipes de defesa civil na busca por sobreviventes. A familiaridade da comunidade com o terreno e os habitantes é um recurso inestimável nessas horas críticas.

A proposta aprovada estipula que o serviço voluntário de defesa civil será desempenhado de forma gratuita por civis voluntários, ficando sob a responsabilidade direta da Polícia Militar, que providenciará a devida capacitação e suporte necessários.

Jerônimo Goergen reforça a importância da prevenção: “Precisamos preparar nossa população para enfrentar as adversidades. Não podemos esperar pela tragédia para então lembrar da necessidade de estarmos prontos. A ação efetiva é crucial.”

O projeto agora caminha para análise no Plenário da Câmara, e o ex-deputado Goergen e seus apoiadores mantêm-se otimistas quanto à sua implementação definitiva, visando sempre a segurança e bem-estar da população brasileira.