Objetivo do debate é apontar as principais dificuldades de abastecimento de milho e soja e os seus impactos para o segmento de proteína animal
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR) promove, nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, no Plenário 06, audiência pública para discutir “O abastecimento da produção de proteína animal”. O debate é fruto do requerimento nº 28/2021, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). De acordo com o parlamentar, o objetivo é discutir as dificuldades de abastecimento de milho e soja e os seus impactos para o setor de proteína animal. “Com os custos de produção aumentando e a perspectiva de falta de grãos, já identificamos problemas para a manutenção das agroindústrias produtoras de frango, suínos e ovos”, alertou.
Em abril, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu novamente a alíquota do imposto de importação aplicado às importações de milho, soja, óleo de soja e farelo de soja. A medida é válida até 31 de dezembro de 2021. A audiência pública contará com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS). A reunião será transmitida ao vivo pela internet, no site da Câmara dos Deputados.
Outros requerimentos aprovados
A CAPADR aprovou nesta quarta-feira (19) outros dois requerimentos de autoria do deputado Jerônimo Goergen. O primeiro deles prevê a realização de seminário para a discussão do tema “O novo modelo de crédito para o agronegócio do Brasil a partir das mudanças das leis e da ampliação do mercado privado, e os impactos do endividamento no agronegócio”. O segundo requerimento solicita a realização de audiência pública para debater o tema “Os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário”.
Vídeo de Apoio
Deputado Jerônimo Goergen fala sobre a importância da realização do seminário para discutir o novo modelo de crédito para o agronegócio brasileiro.