Autor do requerimento argumenta que estados precisam decidir tecnicamente e atentar para reflexos sanitários no comércio com outros países

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, nesta quarta-feira (15), requerimento de autoria do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), que determina a realização de audiência pública para discutir a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Segundo o parlamentar, os governos estaduais precisam tomar decisões técnicas e atentar para os reflexos sanitários no comércio com outros países. “Acho fundamental o Ministério da Agricultura inserir esse debate numa agenda nacional, para que no futuro não coloquemos em risco a sanidade de nossos rebanhos. Precisamos unificar uma posição, sem que isso impeça a tomada individualizada de decisões”, argumentou o parlamentar.

Calote de Cuba no Proex
Ficou marcada para o dia 4 de junho a audiência pública sobre o calote do governo cubano no Programa de Financiamento às Exportações (Proex), programa do Governo Federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. “As agroindústrias brasileiras embarcaram seus produtos para Cuba e ainda não receberam pelas mercadorias. As dívidas somam aproximadamente R$ 170 milhões. É um problema que se arrasta desde o início do ano passado e o governo precisa achar uma solução para o impasse”, destacou Jerônimo, que também é o autor do requerimento que propôs o debate.
Serviço: Audiência pública para debater o calote de Cuba no âmbito do Proex
Data: 04/06/2019, às 11h
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II (Plenário 6)