Audiência pública está marcada para o dia 16 de maio, às 10h, e também vai discutir a nova política de crédito agropecuário do governo federal
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados promove na próxima quinta-feira (16), a partir das 10h, audiência pública para discutir o endividamento agrícola e a nova política de crédito agropecuário do governo Jair Bolsonaro. Segundo o autor do requerimento, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), destaca que os temas representam os dois grandes gargalos do setor produtivo. Segundo Jerônimo, há uma queda vertiginosa de renda das atividades primárias. Com custos elevados de produção (impostos, insumos e serviços), infraestrutura precária e concorrência desleal com países vizinhos, “o agricultor se endividou dentro e fora do sistema financeiro. Sem fôlego, muitos correm o risco de deixar a atividade”, alertou.
Coordenador da Comissão de Endividamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Jerônimo Goergen tem liderado as discussões sobre o tema desde o ano passado. “Já temos alguns avanços significativos nessa área, como a criação da linha de composição de dívidas do BNDES e o Fundo de Aval Solidário (FAS). O Banco do Brasil também deve ter um produto próprio neste sentido. Mas queremos ouvir do governo o que pode sair de novo para apoiar o homem do campo, que vive uma das mais graves crises econômicas”, argumentou. Em relação ao debate sobre a política de crédito agropecuário, Jerônimo destaca que está se aproximando a data de anúncio do Plano Safra e os produtores rurais precisam saber as diretrizes econômicas que vão nortear as ações do governo Jair Bolsonaro, como política de juros, seguro rural e comércio exterior.
Convidados
-ROGÉRIO BOUERI, Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia; (confirmado)
-EDUARDO SAMPAIO MARQUES, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; (confirmado)
-MARCO TULIO MORAES DA COSTA, Diretor de Agronegócios do Banco do Brasil; (confirmado)
-Representante da Caixa Econômica Federal;
-Representante do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES;
-CLÁUDIO FILGUEIRAS PACHECO MOREIRA, Chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central do Brasil – BCB; (confirmado)
Serviço:
Data: 16 de maio, às 10h
Local: Câmara dos Deputados (Anexo II – Plenário 6)
Pauta: Endividamento Agrícola e Nova Política Nacional de Crédito Agropecuário
Serviço:
Data: 16 de maio, às 10h
Local: Câmara dos Deputados (Anexo II – Plenário 6)
Pauta: Endividamento Agrícola e Nova Política Nacional de Crédito Agropecuário
maio 15, 2019
Excelentíssimo senhor deputado federal, estou com dificuldades para pagamentos dos empréstimos rural, venho pedindo ao banco do Brasil os mesmos direitos dados para correntistas do BNB pois minha região no sudoeste da Bahia passou-se 7a8 anos de seca, pôr isto estou com dificuldades para pagamento da minha dívida percebi que o senhor é uns dos poucos políticos em respeito aos produtores rurais. O que podemos esperar para resolver os nossos problemas. Grato Erlan Alves Martins de Itapetinga -Ba.
maio 20, 2019
Obrigado pelo comentário! Vamos repassá-lo ao deputado. Abraço