Atual secretário de Política Agrícola é visto com alguém que conhece o setor e desfruta de bom trânsito político

O atual secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, assume o comando da pasta nesta sexta-feira (14), em substituição a Antônio Andrade, que volta a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados para disputar as eleições de outubro. A notícia da confirmação de Geller como o novo ministro da Agricultura foi bem recebida pelo setor produtivo, que o considera preparado tecnicamente para o cargo e com bom trânsito político entre as lideranças do segmento. Para o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a presidente Dilma Rousseff acertou na escolha. “O Neri tem conhecimento de causa, articulação política e reúne todas as condições para dirigir a pasta. Há muito tempo não tínhamos alguém tão próximo ao setor. Tenho certeza que ele dará um grande salto de gestão dentro do ministério”, avaliou Jerônimo.

Segundo o parlamentar, havia uma preocupação de todo o setor produtivo sobre os rumos do Ministério da Agricultura neste momento político de transição, às vésperas de uma eleição presidencial. “Agora, com a presença do Neri, nós temos a tranquilidade que a política agrícola vai ter continuidade”, sustentou Jerônimo. A nomeação dá seguimento à reforma ministerial, iniciada em janeiro deste ano e ainda não concluída devido à crise política entre o Palácio do Planalto e a base aliada no Congresso, principalmente o PMDB.

Perfil

Neri Geller é gaúcho, natural da cidade de Selbach. Agricultor e empresário, foi vereador durante dois mandatos pelo PSDB da cidade de Lucas do Rio Verde (MT), polo agrícola do Centro-Oeste, entre 1996 e 2004. Na região desde 1984, desenvolveu atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Geller também tem empresa no setor de combustíveis. Em 2007, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 2011. Em 2013, licenciou-se para assumir a Secretaria de Política Agrícola. Antes de se filiar ao PMDB, Geller exerceu mandato pelo Partido Progressista (PP).