Decisão tem como objetivo fortalecer a atuação política, econômica e institucional das empresas cerealistas em nível nacional

Nome forte em defesa do agronegócio nacional, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) será o novo presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA). A entidade fez o comunicado nesta sexta-feira (9), em Passo Fundo (RS), após reunir a diretoria. A entidade reforçou em nota que a decisão representa o ‘reconhecimento pela atuação em prol do setor cerealista e de todo o agronegócio brasileiro durante os 20 anos de vida pública’. A posse está prevista para fevereiro de 2023, após o parlamentar cumprir o atual mandato de deputado federal.

Segundo Jerônimo, o grande desafio é fortalecer a atuação política, econômica e institucional das empresas cerealistas em nível nacional. “Presidir a ACEBRA é representar um segmento econômico estratégico para o Brasil, que atua no apoio à produção, armazenagem, acesso ao crédito e comercialização das safras de grãos”, destacou o futuro presidente da entidade. As cerealistas são empresas que prestam assistência técnica, fornecem insumos, produzem sementes, recepcionam, secam, limpam, padronizam, armazenam, e, comercializam aproximadamente 40% dos produtos primários, de origem vegetal. Atende especialmente produtores rurais pessoas físicas, principalmente aqueles que não possuem estrutura própria para armazenar suas safras.

Atualmente presidida por Flavio Andreo, a ACEBRA está organizada nos estados do Rio Grande do Sul (ACERGS), Paraná (ACEPAR), Santa Catarina (ACESC) e Mato Grosso (ACEMAT). No total, são 155 associados. O objetivo é ampliar essa representação para todos os estados produtores.