Parceria irá permitir que passageiros de ônibus ganhem o acessório para proteção

 

 A jornalista Silvana Pires colabora com a colunista Carolina Bahia, titular deste espaço.

O Banco Itaú irá doar 200 mil máscaras para serem distribuídas no Rio Grande do Sul. A parceria foi fechada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e as máscaras serão distribuídas pelo Instituto Cultural Floresta. De acordo com Goergen, a Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI) e a ATM – Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros vão receber cada uma 100 mil máscaras para serem distribuídas aos usuários do transporte público.

— Em preço de mercado, é uma doação de quase R$ 1 milhão. Com essa parceria, 40 empresas de transporte intermunicipal e nove de transporte metropolitano vão receber essas 100 mil máscaras para doar aos passageiros, até porque muitos não têm e é um valor que faz falta no caso de quem está desempregado.

O deputado lembra ainda que a iniciativa também irá ajudar o Estado, pois a produção dessas 200 mil máscaras será feita no Rio Grande do Sul.

Em conversa com a coluna, o presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein, afirmou que ainda está sendo definida a operação para que os consórcios possam fazer a distribuição. Já em Porto Alegre a ideia é distribuir parte dessas marcas em locais com grande circulação de pessoas:

— Os pontos de distribuição em Porto Alegre vão priorizar locais com grande circulação de pessoas, em especial terminais de ônibus e a estação rodoviária. Junto com as máscaras será entregue uma cartilha com dicas de como usar e lavar a máscara e cuidados pessoais para prevenção.

Desde o começo da pandemia, o Instituto Floresta já arrecadou mais de R$ 15 milhões que foram usados para a compra de EPIs, testes rápidos e equipamentos respiradores que foram entregues para mais de 30 hospitais gaúchos. Quem quiser ajudar com doações, tanto empresas quanto pessoas físicas, pode acessar o site do Instituto no link www.institutoculturalfloresta.org.br.

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carolina-bahia/noticia/2020/06/estado-vai-receber-200-mil-mascaras-para-distribuicao-gratuita-ckb0x38lm0047015np58nqqrn.html