Fábricas do município também tentam indicação de procedência, que exige mais de 35% de cacau e não usar gordura vegetal como ingrediente

Genaro Joner / Agencia RBS
Gramado deve ganhar o título de capital nacional do chocolate artesanalGenaro Joner / Agencia RBS

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, deve ganhar o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O Senado aprovou um projeto de lei nesse sentido e a proposta segue agora para sanção presidencial.

Na justificativa para a distinição, é citada a importância do chocolate para o turismo da chamada Região das Hortênsias, da qual Gramado faz parte. A cidade recebe mais de seis milhões de visitantes por ano, que são responsáveis pela geração de 90% das receitas do município.

Gramado conta atualmente com 19 fábricas de chocolate. A primeira unidade produtiva foi aberta ainda na década de 70, segundo o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do projeto de lei.

Dono da Gramadense e ex-presidente da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), Altanísio Ferreira de Lima, comemora, é claro, a lei. Segundo ele, dá um reforço forte no marketing da região.

Selo para o chocolate

Desde 2018, tramita um pedido de Indicação de Procedência do Chocolate Artesanal de Gramado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A expectativa inicial era de que o processo durasse entre seis a 18 meses, mas está demorando bem mais. Segundo Marcelo Adriano, que trabalha no estudo, foram solicitados mais documentos e depois o assunto ainda deve ir a consulta pública.

A ideia é criar um Selo de Chocolate de Gramado, que seria usado nos produtos adaptados às exigências. Entre elas, estão o chocolate ter no mínimo 35% de cacau e não usar gordura vegetal como ingrediente.

Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2020/02/aprovada-lei-que-da-a-cidade-gaucha-o-titulo-de-capital-nacional-do-chocolate-artesanal-ck6j8edya0ifo01qd2874xbef.html